Ainda no tópico do Shiatsu, hoje iniciaremos uma série onde falaremos sobre meridianos do corpo e seus distúrbios emocionais e físicos. Isso fará com que você tenha uma ideia de quais meridianos no seu próprio corpo possam vir a estar em desequilíbrio, e onde o massoterapeuta iria trabalhar para coloca-los em harmonia.

Falamos no artigo anterior que cada meridiano possui uma componente yin e outra yang, consequentemente eles são pares, acoplados e complementam-se. Hoje, em particular, falaremos dos meridianos do pulmão e do intestino grosso.

Deixa eu te fazer uma pergunta: Você tem se sentindo triste ultimamente? Quem sabe um grande amor te deixou? Ou quem sabe você não recebeu tanto amor dos seus pais enquanto criança? Anda com baixa autoestima, quem sabe? Depressão também é bastante comum hoje em dia. Esses sintomas de instabilidade emocional podem vir a serem refletidos nos meridianos do pulmão e intestino grosso. Tratamento com shiatsu pode servir como uma excelente arma para rearmonizar o sistema energético e aliviar esses sintomas. - Lembramos que o shiatsu sozinho provavelmente não seria eficaz no tratamentos desses distúrbios psicológicos. É sempre sugerido o uso paralelo de terapia, exercícios físicos, boa alimentação e vida ativa (ou seja, uma mudança de atitude do cliente) em conjunto com o shiatsu para melhora dessas condições.

O pulmão é responsável pela ligação da vida, sendo o primeiro órgão que toca e é tocado pela vida. O pulmão controla a pele, e é esta que recebe o choque térmico por onde penetram as energias de frio e calor que vão até o pulmão acordá-lo. Funções respiratórias afetam todos os ritmos do corpo inclusive o fluxo sanguíneo.

O intestino grosso comanda as funções de absorção de líquidos e eliminação de resíduos pesados. Seu funcionamento correto evita desarmonia aliviando o organismo de materiais tóxicos.

Funções Psicológicas: Esses dois meridianos governam o que permitimos entrar e sair de nossos corpos. Eles estão envolvidos em fazer e manter os limites pessoais saudáveis de cada um (em termos comportamentais, limites possais refere-se àquilo que estamos dispostos a aceitar e perdoar, abandonar ou deixar passar).   

Funções Emocionais

Pulmão - gera tristeza, melancolia, nostalgia, baixa autoestima; lida com limites pessoais.

Intestino Grosso - expressa tristeza e instabilidades emocionais; mantém os limites pessoais.

Picture
Distúrbios no Pulmão

Perturbações gerais: dor no tórax, dores nos ombros e no dorso, asma, tosse, sensação de frio ou calor na palma das mãos.

Excesso energético de qi: expectoração purulenta, espirros, tosse com chiado seco.

Insuficiência energética de qi: falta de fôlego, transpiração noturna, voz fraca, ombros e costas frias, urina clara. 

Picture

Distúrbios no Intestino Grosso

Perturbações gerais: Bursite, ausência de olfato, rinite, constipação ou diarreia, mau halito, asma, tosse, sensação de frio ou calor na palma das mãos.

Excesso energético de qi: lábios secos ou rachados, boca seca.

Insuficiência energética de qi: sensação de frio, coceira, diarreia, calafrios, constipação, dor abdominal, sede, dor de dente, acnes.


Não é interessante como o corpo fala? Eu acho fascinante! Para mim é interessante como nossa mente pode afetar nosso corpo. Ter consciência dos nossos problemas e manter-se informado sobre estes são armas fundamentais para que possamos mudar nossas vidas para melhor. 

Não deixe seus sentimentos de tristeza, melancolia e depressão tomarem conta de sua via. Imagine sua vida livre desses sintomas. O que você faria com ela? Quão mais divertida e ativa sua vida seria se você tomasse a ação de sair desses estados mentais? Você pode! Marque uma sessão conosco, e nós ajudaremos você a entrar numa nova era de mais alegria, amor e autoconhecimento. 

Em breve falaremos de mais um par de meridianos: coração e intestino delgado. 

Até lá!  

rafaele
25/6/2012 06:16:10 am

Olá Alexandre, gostaria
de tirar uma duvia refernte ao shiatsu, porque algumas pessoas no dia seguinte após a massagem sente dores de cabeça?

Reply
Alexandre Braga
26/6/2012 10:43:38 pm

Oi rafaele, no artigo "O que é o shiatsu e como ele pode vir a lhe beneficiar?" eu toquei nesse assunto. Lá eu mencionei:

"Como o shiatsu é uma massagem terapêutica, isso quer dizer que ela, de início, nem sempre é relaxante. Isso precisa está bem claro para o futuro cliente, que pode ter a impressão de que massagens igualam-se a relaxamento sempre. O objetivo do shiatsu é de harmonizar um possível desequilíbrio energético no corpo. Quanto mais desequilibrado seu sistema energético estiver mais desconfortável o cliente poderá vir a se sentir durante e/ou após a massagem. ...Durante ou após uma sessão o cliente pode vir a sentir-se mal, pois estamos "limpando a casa". O erro desse cliente seria parar o tratamento por aí porque sentiu desconforto. Um conjunto de 6 a 10 sessões depois dessa primeira seriam essências para colocar a "casa em ordem", fazer o cliente consciente de seus estados emocionais, e dar-lhe o poder de escolha para resolve-los, e viver uma vida mais saudável."

Espero que isso tenha respondido sua pergunta. Abraços.

Alexandre

Reply
Alex Sandro Akio Alves
26/3/2016 06:09:06 am

Bom Dia, Primeiramente, parabéns pelos post, gostei bastante.
Poderia me informar de que livro foi tirado essas imagens dos meridianos? gostaria dos outros meridianos tbm, sou estudante de acupuntura e gostei da forma que estão dispostos os meridianos. No aguardo. Obrigado

Reply
Amanda
14/11/2019 09:23:05 am

Obrigada pelas informações sobre <a href="https://lasercareestetica.com.br/procedimento/shiatsu/">shiatsu</a>

Reply
Amanda
14/11/2019 09:46:42 am

Obrigada pelas informações sobre <a href="https://lasercareestetica.com.br/procedimento/shiatsu/">shiatsu bh</a>

Reply



Leave a Reply.