Shiatsu é uma técnica milenar de trabalho corporal que pode vir a curar e prevenir doenças. É considerado uma acupuntura sem agulhas, fazendo uso geralmente dos dedos, mãos e braços para fazer pressão e estimular pontos específicos nos meridianos do corpo, com o objetivo de reestabelecer o fluxo energético do cliente, assim como também corrigir disfunções do organismo, entre eles aliviar a dor, o desconforto ou identificar estados emocionais estressantes. O shiatsu trata este desequilíbrio energético de forma concreta e técnica trabalhando os mesmos pontos da acupuntura. Estes pontos estão localizados em meridianos, ou canais pelos quais o Ki (energia vital) flui pelo corpo. Existem diferentes tipos de meridianos e suas funções são variadas, tratando órgãos específicos dependendo de sua localização. 

É importante salientar ao futuro  cliente que o shiatsu não está relacionado a nenhuma espécie de abordagem mística, devocional ou religiosa. A aplicação é absolutamente técnica e feita no trajeto dos meridianos (canais de energia), bem como em seus pontos vitais.  Clientes  tendem a confundir a concentração inicial mostrada pelo terapeuta antes de toca-lo (como o esquentar das mãos e um toque inicial permitindo a transferência de energia para o cliente) como sendo espiritismo ou misticismo. Isso não é o caso, e o cliente pode ficar tranquilo com relação a isso.

De maneira bastante interessante, distúrbios energéticos nos meridianos são sentidos no corpo geralmente em forma de dor. Por exemplo, na lateral das pernas de cada pessoa encontra-se o meridiano da vesícula biliar. Sensibilidade ao toque ou comportamento irritadiço nesses pontos ao longo deste meridiano indicam excesso de Ki na vesícula biliar, e que o estado emocional de indecisão pode ser resultante da desarmonia e debilidade desse órgão (fiquei chocado com minha experiência própria como estudante e cliente!). Outros sintomas nesse meridiano incluem: dor e rigidez no trapézio, artrite (quadris), conjuntivite, vertigem, boca amarga, ansiedade. Excessos energéticos podem gerar: suspiros frequentes, dor nas articulações, enxaqueca. Insuficiência energética pode geram: tontura, insônia, surdez, dores no peito. E isso é só o meridiano da vesícula biliar! 

Existem diferentes tipos de meridianos de acordo com as funções que eles desempenham (um total de 59). Porém, apenas 14 são considerados importantes, e atuam em órgãos como o coração, pulmão, rins, estomago, intestinos, etc. Nós vamos discutir cada um deles ao longo dos meses. Fiquem antenados.

O que eu acho fascinante com relação ao shiatsu (e consequentemente a acupuntura) é que trata-se de uma massagem terapêutica, trabalhando o corpo por completo, combinando elementos físicos, emocionais e mentais. Esses dois últimos elementos são muito importantes porque vão além da medicina tradicional que, em geral, só trata o físico. Quando o terapeuta questiona o cliente sobre suas dores nos meridianos da vesícular biliar, por exemplo, e que elas podem estar relacionados à suas ansiedades e indecisões, ou que dores ao longo do meridiano do fígado podem estar relacionados ao ódio ou desejo reprimido, ou que dores ao longo do meridiano dos rins podem estar relacionados ao medo, pavor ou ansiedade temerosa, isso faz com que o cliente perceba seus problemas emocionais e psicológicos, e como esses distúrbios mentais e estresses do dia-a-dia afetam o corpo físico, trazendo-os à consciência (caso o cliente esteja inconsciente dos mesmos), e fazendo-os optar entre continuar o tratamento e encarar seus problemas, ou não. Ou seja, o corpo literalmente fala!

Como o shiatsu é uma massagem terapêutica, isso quer dizer que ela, de início, nem sempre é relaxante. Isso precisa está bem claro para o futuro cliente, que pode ter a impressão de que massagens igualam-se a relaxamento sempre. O objetivo do shiatsu é de harmonizar um possível desequilíbrio energético no corpo. Quanto mais desequilibrado seu sistema energético estiver mais desconfortável o cliente poderá vir a se sentir durante e/ou após a massagem. Imagine que seu corpo fosse uma casa desarrumada e bagunçada, e você decidiu fazer nela uma faxina. Para fazer essa faxina você vai ter que tirar os móveis do lugar, varrer, lavar, tirar a poeira, etc. Depois do trabalho pesado, você colocaria tudo de volta no lugar, de forma limpa, arrumada e organizada. Essa é uma excelente metáfora para o trabalho que o shiatsu faz. Durante ou após uma sessão o cliente pode vir a sentir-se mal, pois estamos "limpando a casa". O erro desse cliente seria parar o tratamento por aí porque sentiu desconforto. Um conjunto de 6 a 10 sessões depois dessa primeira seriam essências para colocar a "casa em ordem", fazer o cliente consciente de seus estados emocionais, e dar-lhe o poder de escolha para resolve-los, e viver uma vida mais saudável.

Então quais são os benefícios e o que esperar de um tratamento terapêutico de shiatsu?

Entre vários benefícios segue abaixo uma pequena lista do que o shiatsu é capaz de proporcionar ao cliente.

Na pele: O shiatsu ajudar a estimular a circulação nos capilares dos tecidos da pele. A massagem também serve para estimular a secreção das glândulas sebáceas e mantém a pele úmida e lisa. Isso ajuda a dar elasticidade e ajuda a prevenir rugas. Ajuda a melhorar a aparência e brilho da pele com melhora da circulação sanguínea.

Artrite reumatóide e dores musculares: O shiatsu pode ajudar a aliviar os sintomas causados ​​pela artrite. A artrite reumatóide é uma inflamação crônica do tecido do corpo e ataca o revestimento das articulações. Esta doença afeta 1% da população mundial. Shiatsu aplicado nas mãos e nos pés são mais eficazes quando se sofre de artrite. A pressão da massagem também pode ser aplicada diretamente em qualquer área afetada. Shiatsu pode também ser usado para melhorar a saúde geral dos músculos no corpo inteiro. Shiatsu ajuda os músculos a ficarem maleáveis ​​e os nutri para uma melhor circulação, consequentemente ajudando a reduzir as dores musculares.

Enxaquecas: Causadas geralmente por um alargamento e estreitamento rápido dos vasos sanguíneos no cérebro ou na cabeça, causando irritação e dor. Os sintomas mais comuns de enxaqueca incluem náusea, sensibilidade à luz e som, fraqueza, dormência e problemas de visão. Enxaquecas são causadas por mudanças no clima, estresse, fome, e algumas vezes por alimentos cafeinados. O shiatsu ajuda a relaxar o cliente aumentando o fluxo sanguíneo e a circulação por todo o corpo.

Gravidez: O shiatsu têm sido usados ​​há milhares de anos para ajudar as mulheres durante os ciclos mensais aliviando sintomas como cólicas menstruais e depressão. Este tipo de massagem também tem sido utilizada para a gravidez. O shiatsu ajudar no trabalho de parto e ajudar a virar a posição dos bebês no útero. O shiatsu pode induzir o parto e ajudar a aliviar as náuseas e inchaço muitas vezes causada pela gravidez.

Um pequeno resumo dos benefícios:
  • anti-estresse e relaxamento
  • reequilíbrio energético
  • dores nas costas
  • dores de cabeça
  • tensões musculares ou rigidez
  • depressão e ansiedade
  • lesões esportivas
  • insônia
  • exaustão ou fadiga
  • problemas digestivos
  • problemas menstruais
  • pressão alta
  • baixa imunidade
  • outros...
Nos próximos artigos eu vou falar sobre cada um dos 14 meridianos continuando nossa discussão e educação sobre o shiatsu, seus efeitos e benefícios.

E aí? Curioso(a)? Quer experimentar os prazeres e benefícios dessa técnica milenar? Não hesite em sentir-se bem! Acredite, você merece. Entre em contato conosco. Nossa missão é de ajudar você a levar uma vida saudável e sem estresses. Abraços e até breve.

Viviane Costa
3/9/2014 08:02:42 am

Alexandre meus parabéns pela matéria e uma belíssima explicação. Sou massoterapeuta apaixonada por essa técnica. Tenho tido muitos resultados com o shiatsu. Vou fazer uma matéria sobre e achei a sua bem completa e se vc me permitir gostaria de usar sua explicação. A população precisa ter esse conhecimento
e saber do seu benefícios. Parabens
Um grande abraço
Viviane Costa

Reply



Leave a Reply.